UFRN suspende aulas presenciais por tempo indeterminado para conter avanço do coronavírus
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decidiu suspender todas as atividades acadêmicas por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (17), como forma de tentar conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). A decisão foi informada pelo vice-reitor da instituição Henio Ferreira de Miranda durante entrevista na Rádio Universitária.
A medida acontece após alterações nos três poderes do Rio Grande do Norte e outras repartições públicas por causa do novo coronavírus. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já havia suspendido as aulas presenciais, no domingo (15) para evitar aglomerações.
Na segunda-feira (16), a UFRN havia publicado uma Portaria que autorizava que professores com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou com doenças crônicas impeditivas ministrassem aula por ensino à distância. Os estudantes nestas mesmas condições também estavam inclusas na determinação. No entanto, as aulas que envolviam professores e alunos fora do grupo considerado de risco estavam mantidas.
O pronunciamento desta terça-feira (17) altera essa recomendação e informa que as aulas ficam suspensas. Ainda segundo a universidade, o trabalho administrativo não será interrompido por enquanto, mas esse quadro poderá mudar nos próximos dias a depender do comportamento da pandemia.
A UFRN montou o Comitê Covid-19 para monitorar a doença dentro da comunidade universitária. “Ficamos sob alerta e em contato constante com o Comitê para embasar nossas medidas. Hoje, nosso grupo de especialistas recomendou a suspensão e acatamos a orientação para preservar a saúde dos integrantes da UFRN”, explicou o reitor Daniel Diniz.